quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ele é Exaltado...



Salmo 33
Regozijai-vos no SENHOR, vós justos, pois aos retos convém o louvor. Louvai ao SENHOR com harpa, cantai a ele com o saltério e um instrumento de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo. Porque a palavra do SENHOR é reta, e todas as suas obras são fiéis. Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do SENHOR. Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca. Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em depósitos. Tema toda a terra ao SENHOR; temam-no todos os moradores do mundo. Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu. O SENHOR desfaz o conselho dos gentios, quebranta os intentos dos povos. O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração. Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança. O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra. Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras. Não há rei que se salve com a grandeza dum exército, nem o homem valente se livra pela muita força. O cavalo é falaz para a segurança; não livra ninguém com a sua grande força. Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia; Para lhes livrar as almas da morte, e para os conservar vivos na fome. A nossa alma espera no SENHOR; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo. Pois nele se alegra o nosso coração; porquanto temos confiado no seu santo nome. Seja a tua misericórdia, SENHOR, sobre nós, como em ti esperamos.



Este hino triunfante abre com um chamado aos santos do Senhor para dar louvor a ele pela sua palavra e obra (33:1-4). Eles devem usar todos os meios de expressão possíveis e adorá-lo com júbilo (33:3). De tal adoração é digno alguém que é retratado por tais qualidades morais como, "fidelidade", "retidão", "justiça" e "bondade" (33:4-5).
Saber que tudo o que existe veio a ser criado do nada pela ordem de Deus é ser confrontado com a pura criação, e só por isso que Deus merece todo o louvor (Salmo 148:5; Hebreus 11:3). Em linguagem figurada, o salmista descreve a obra criadora de Deus fazendo os oceanos, tão sem esforço como alguém encheria um jarro com água ou um depósito de água num "reservatório" (33:7; Gênesis 1:9-10). Ele simplesmente "falou, e tudo se fez" (33:9). Portanto, todos os habitantes da terra deveriam estar cheios de reverência e temor de sua poderosa força (33:8).
Deus é mais para sua criação do que seu Criador. Ele também é o rei soberano, dominando todos os negócios dos homens. Povos e nações e sua sabedoria ou servem os propósitos imutáveis de Deus ou acabam em nada (33:10-12; veja Isaías 44:25-28; 45:4-13). Mas ele abençoa a nação que o serve.
Esta verdade é baseada no fato que Deus vê toda a atividade humana e, sendo o Criador dos homens, entende todos os planos e motivos humanos (33:13-15). Tal percepção deveria lembrar-nos de que, como Deus é nosso Criador, ele também é aquele que julga até "os pensamentos e propósitos do coração" (Hebreus 4:12-13).
Nada pode salvar um homem ou uma nação, nem mesmo um poderoso exército ou grande força (33:16-17), fora de Deus. Mas para aqueles que temem a Deus e confiam nele, ele é "nosso auxílio e escudo" (33:18-22), e louvamos nosso Criador como um Deus de benevolência. 



Texto de Dan Petty


Ele é exaltado, o Rei é exaltado nos céus eu o louvarei.
Ele é exaltado, pra sempre exaltado o Seu nome louvarei
Ele é o Senhor sua verdade vai sempre reinar.
Terra e céus glorificam seu Santo nome.
Ele é exaltado, o Rei é exaltado nos céus.

1 comentários:

Silvana Marinho disse...

Teté, amei o post.
Essas palavras nos dá ânimo para começar o dia!
Tenha um ótimo dia!
Beijos.

Postar um comentário

Stephanie Lima. Tecnologia do Blogger.
 
Copyright (c) 2010 De Além do Mar. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.