terça-feira, 13 de setembro de 2011

Falsos Mestres - Fé - Lei - Vida Tranformada

Certa vez, fiz uma postagem chamada "Apóstolos Modernos" diante de uma reflexão sobre o atual cenário evangélico do país. Aquilo gerou em mim uma certa revolta pois não conseguia/consigo entender como as pessoas são cegas ou caras de pau diante da Palavra de Deus. 
Hoje início um breve estudo sobre o livro de I Timóteo e enquanto lia e meditava a respeito do capítulo 1 me veio novamente aquele sentimento de revolta a respeito da cegueira espiritual de uns e a esperteza e cara de pau de outros, em pregar doutrinas errôneas. 
Nos vers. de I Timóteo 1:3-7, Paulo adverte a seu filho na Fé, o jovem Timóteo, a respeito do cuidado para que outra doutrina não fosse ensinada em Éfeso e que tivesse cuidado com os falsos mestres da Lei, pois estes não conheciam nem o pregavam. (Cegueira)
A Lei era usada de forma incorreta pois os falsos mestres faziam da obediência à Lei uma exigência para os Cristãos. (Esperteza)Mas Paulo os adverte para que entendam que a Lei aponta o pecado para o descrente (vers. 9). Em seguida relata uma lista de pecados que seguiam a sequência exata dos 10 mandamentos. (vers. 9,10) (Êxodo 20:3-17)
Somos fortalecidos quando buscamos conhecer a Cristo verdadeiramente através de sua Palavra que é Fiel (vers. 15). Paulo era consciente de seus pecados e do plano de Deus para sua vida. Nos vers. 15 e 16 ele diz ser o maior dos pecadores e que por esta razão, o Senhor concedeu misericórdia para que se evidenciasse o nome de Cristo e que o milagre da transformação da vida de Paulo, servisse de modelo para todos os que viessem/virem a crer. Se Deus foi misericordioso para transformar Paulo de perseguidor da igreja em um Apóstolo destinado ao céu, então a Sua infinita Graça é suficiente para salvar qualquer pessoa. 
Na conclusão do 1º cap. (vers. 18-20), Paulo encarrega Timóteo de combater o bom combate firmado nas profecias reveladas pelo Senhor para vida do jovem pastor, mantendo a Fé e a Boa Consciência para não naufragar na Fé assim como Himineu e Alexandre fizeram ao blasfemarem contra o Espírito.
E nós como podemos concluir o entendimento de todas essas palavras do Apóstolo?
Eu de maneira pessoal posso dizer que quero seguir o exemplo de Paulo, quero seguir na caminhada Cristã com minha Fé firmada em Cristo e de boa consciência a respeito da maneira correta de viver aqui nesta terra, seguindo a Lei do Deus Altíssimo e me afastando de doutrinas criadas por homens que não sabem o que fazem e dizem. Quero viver o Deus tem para mim!


"O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera" 
(I Timóteo 1: 5)

0 comentários:

Postar um comentário

Stephanie Lima. Tecnologia do Blogger.
 
Copyright (c) 2010 De Além do Mar. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.